domingo, 31 de julho de 2011

Por que faço culto nos lares?

Quinta-feira estivemos na casa da irmã Carla e do Beto. Foi uma benção rever alguns irmãos e familiares ali presente. E foi um prazer conhecer os vizinhos que aceitaram o convite. Este é um evento que muito me alegra o coração. E me é tão importante quanto ver a igreja lotada em um culto de domingo.  Oras, por que faço questão destes cultos nos lares?


 Tenho exercido meu ministério juntamente com outras irmãs e irmãos, amados do Senhor, realizando cultos nos lares. Lembro-me de várias passagens no Novo Testamento quando Jesus utilizava a casa de amigos e até mesmo de pecadores para ministrar Boas Novas do reino de Deus.

Sabendo-se que a igreja é a extensão viva da obra de Deus temos nos empenhado em seguir as pisadas do mestre neste sentido o que temos presenciado e experimentado é a alegria e o renovo de vidas em ouvirem a Palavra de Deus e terem a comunhão dos santos em seus próprios lares.


Quero analisar um pouco uma das passagens de Jesus na casa de Simão, o leproso, pois neste evento aconteceram três situações distintas, mas que servem de lição para nós.  A bíblia nos diz que Jesus estava na casa de um homem chamado Simão (nome comum naquela época) e comia com os pecadores, quando uma mulher derramou um tipo de perfume caríssimo na época na cabeça de Jesus trazendo a preocupação por parte de alguns dos discípulos em entender que aquela mulher estava desperdiçando uma grande quantia em dinheiro. Jesus relata que aquela mulher fez na verdade uma atitude nobre, pois O estava ungindo para Sua morte. E fez uma outra consideração em relação a ela própria dizendo: Há quem muito é perdoado, muito ama.

Então entendemos que:
1 – A casa de Simão ao receber a presença de Jesus tornou-se a maior universidade no aprendizado da fé. É comum agente desejar a salvação da humanidade incluindo os nossos parentes mais próximos e oramos para Deus salvar os pecadores, porém erramos quando não vamos ao encontro destes, erramos quando nos fechamos como uma ilha, enquanto deveríamos ser uma ponte. Comer com os pecadores neste texto não significa pecar com eles, nem compactuar com os seus erros porque o pecado não esta no que comemos, nem nos relacionamentos sociais e sim nas práticas e nas atitudes contra Deus. Entrar na casa de alguém é entrar a luz em meio às trevas é colocar vida em meio à morte.

2- Jesus escolheu a casa que nem seus discípulos, nem os líderes religiosos de sua época escolheriam estar. Fazendo-nos entender que precisamos ter convicção de quem somos e a quem pertencemos. O que mais encontramos nestes dias são pessoas que tentam se trancar dentro de duas casas e de seus templos por terem receio de pecar. Porém, se temos o Espírito Santo em nós seremos nós que vamos impactar e causar transformações profundas no meio em que vivemos. A casa de Simão, o leproso se tornou a casa de renovo.

3- Naquela casa ocorreu a maior atitude de fé e de amor demonstrado por uma mulher que reconheceu Jesus como Salvador de seus pecados e foi naquela casa que teve a maior declaração sobre misericórdia. São essas valiosas verdades que nos fazem entrar em casas que aparentemente podem não ser o local escolhido para muitos, mas com certeza é o lugar escolhido por Deus para Salvação.

Marcos 14.3 “E, estando ele em Betânia assentado à mesa, em casa de Simão, o leproso, veio uma mulher que trazia um vaso de alabastro, com ungüento de nardo puro, de muito preço, e, quebrando o vaso, lho derramou sobre a cabeça.”.

Faço culto nos lares em obediência ao chamado do Senhor em praticar o Ide e pregai o evangelho a toda criatura. Faço culto nos lares, porque na condição de apascentar, desejo que as vidas que me cercam e se prontificam a abrir seus lares saibam que elas são importantes pra Deus, e suas atitudes tem valor para o Reino, faço culto nos lares porque desejo ver vidas aceitando a Cristo como seu Senhor e Salvador. 


Janete Pessoa



Um comentário: